


Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) fez o lançamento do Programa De Óleo no Futuro na SDR Taió, nesta quarta-feira (17). Aplicado inicialmente junto às unidades de ensino, o programa conscientiza alunos e sociedade para ações em favor do meio ambiente. Além disso, a iniciativa favorece a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação.
As bombonas para recolhimento do óleo ficarão nas escolas, quando estiverem cheias, a empresa Dynâmica Ambiental fará a coleta. De acordo com a quantidade arrecadada, as escolas serão beneficiadas com produtos de limpeza ou outros materiais que necessitem, conforme negociação entre a instituição e a empresa recolhedora do produto.
A bióloga responsável pelo programa no Alto Vale do Itajaí, Catiusia Gabriel explicou que um litro de óleo despejado nos rios é capaz de poluir até um milhão de litros de água. Quando esse óleo chega ao oceano, por exemplo, em contato com a água salgada, libera gás metano, grande causador do efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Participaram do encontro o secretário regional Ido Mêes; o diretor-geral Milton Kuhnen; o gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, Heitor Borinelli; o gerente de Educação, Osnildo Dalmarco; a coordenadora estadual do programa, Márcia Soncini; secretários e representantes dos municípios.